sexta-feira, 26 de março de 2010

PROEJA

O PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de educação de Jovens e Adultos) é um programa do governo federal criado em 13 de julho de 2006 através do Decreto n° 5.840 que reformulou a política da EJA na esfera federal e abriu novas possibilidades para a oferta da Educação Profissional de forma integrada à Educação de Jovens e Adultos.

O objetivo desse programa além de proporcionar a qualificação profissional dos educandos da modalidade educacional EJA visa também ao estabelecimento de uma proposta que tenha continuidade e que seja capaz de envolver os diversos sistemas de ensino na oferta de uma educação de jovens e adultos de maior qualidade.

Para se ofertar a Educação de Jovens e Adultos de forma integrada à Educação Profissional a entidade preponente poderá ser instituição de educação pública das esferas Federal, Estadual, Municipal ou ainda entidades privadas nacionais de serviços tais como as entidades do sistema S.

Com o Decreto 5.840, a reformulação da EJA com a Educação Profissional possibilitou que a Educação Profissional seja oferecida agora não somente aos alunos da EJA de ensino médio, como era antes na vigência do Decreto 5.478/2005. A Educação Profissional de forma integrada à EJA pode também, agora, ser ofertada juntamente com a EJA de Ensino Fundamental (anos finais).

Para se conhecer mais profundamente esse programa, suas características, concepções, princípios e organização vale à pena efetuar a leitura dos Documentos Bases do programa de PROEJA - Ensino Fundamental, PROEJA - Ensino Médio e PROEJA - Indígena, disponíveis em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12814&Itemid=872
acesso em 25.03.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário